quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PILAR - 254 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

 

O povoamento do atual Município foi iniciado em fins do século XVII, encontrando ali os holandeses, em 1630, fazendas de criação de gado. Em 1670, Jesuítas, acompanhados pelos índios Cariris, fundaram um colégio. Em torno do mesmo, formou-se o povoado, cuja população era constituída principalmente de garimpeiros, que para ali se deslocavam em busca do ouro existente.
 
Em 1758, o Governo da Metrópole, sentindo a falta de braços para a lavoura,determinou a suspensão da indústria aurífera, transformando-se, então, a cana-de-açúcar, na principal atividade econômica.

Nos movimentos políticos de 1817 e 1824, participaram de maneira efetiva Arruda Câmara e o padre Antônio Pereira de Albuquerque. A indústria açucareira trouxe grande prestígio para Pilar em virtude dos muitos engenhos distribuídos em seu território.
Da região.

A produção de açucareira trouxe grande prestígio para Pilar, em virtude dos inúmeros engenhos distribuídos pelas várzeas e baixios do território, tanto que, em 1859, teve a honra de receber a visita do Imperador D. Pedro II, hospedado no solar do Barão de Maraú, onde recebeu grandes homenagens.

LEIA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE PILAR ACESSANDO: 

0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.