quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ANTONIO COSTTA É ELEITO PRESIDENTE DA ANEP

Prefeito Antonio Carlos comparece à fundação da Associação dos Novos Escritores da Paraíba

 

O prefeito eleito de Itabaiana, Antonio Carlos Melo Júnior, esteve ontem na solenidade de fundação da Associação dos Novos Escritores da Paraíba, ocorrida na Câmara Municipal de Itabaiana. Na ocasião, Antonio Carlos garantiu que dará todo apoio à cultura local durante sua gestão.

A Associação aprovou os estatutos sociais e elegeu por aclamação sua primeira diretoria, tendo à frente o poeta Antonio Costta. Entre outras figuras da sociedade local, compareceram o escritor Efigênio Moura, o poeta Orlando Otávio, o músico Odinei, o historiador Israel Elídio de Carvalho Filho, a professora Celeste Fonseca, o poeta repentista Biu Salvino, a professora Geórgia, assessora do prefeito eleito, Luciano Marinho da Associação Memória Viva, o comunicador Ernane da Rádio Comunitária Rainha, cabo Jorge da Associação Afro, o vereador José Ubiratan, os repórteres Evanio Teixeira, de Pilar e Artur Forrozeiro do Tribuna do Vale, o vereador Pastor Ronaldo, Presidente da Câmara e seu assessor Beto Lucena, Clévia Paz, representando a Secretaria de Cultura do Estado, o poeta Agenor Otávio e o pastor Carlos Miranda.

Na tribuna, o vereador Ubiratan disse que não era escritor, mas teria satisfação em fazer parte da nova entidade que congrega os que se dedicam à literatura, fazendo menção a Fábio Mozart, presente à mesa, como um exemplo de dedicação pela cultura local, tendo merecido o título de “Cidadão itabaianense” indicado por ele, vereador. Citou ainda o jornalista Geraldo Almeida Aguiar como um grande divulgador da cultura local.

Clévia Paz lamentou que a prefeita atual, dona Dida Moreira, tenha se recusado a assinar o acordo federativo do Sistema Nacional de Cultura, mas espera que o futuro prefeito providencie a adesão do Município a este pacto que trará recursos do Ministério da Cultura para serem investidos na cidade.

O poeta Agenor Otávio recebeu os cumprimentos da mesa por estar aniversariando, e leu alguns poemas de sua autoria. O escritor e publicitário Efigênio Moura colocou-se à disposição da nova entidade, informando que a Universidade Estadual da Paraíba está abrindo espaço para novos autores paraibanos com selo editorial destinado a editar obras de escritores iniciantes.

Pedindo a palavra, o professor Israel Elídio de Carvalho Filho cumprimentou os estudantes de João Pessoa que estavam presentes em caravana especialmente vinda para prestigiar o evento, e lamentou que Itabaiana tenha sido abandonada no seu contexto cultural e histórico, lembrando a destruição do prédio onde funcionou o histórico Colégio São José da professora Marieta Medeiros, criticando os vereadores por não terem lutado contra esse “crime cultural”. Citou ainda nomes de itabaianenses que considera “heróis da pátria”, mas que na sua terra não têm recebido as homenagens merecidas, a exemplo do revolucionário guerrilheiro camponês Pedro Fazendeiro. “Botam nomes de bêbados e ladrões nas ruas, e esquecem de homenagear quem realmente merece ser lembrado”, disse Israelzinho. 

(Fábio Mozart)
 
MAIS FOTOS DO EVENTO:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Reações:

0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR

Devemos valorizar nossos artistas enquanto estão vivos

Clique na imagem

MATRÍCULAS ABERTAS

MATRÍCULAS ABERTAS
NA SOFT WORLD INFORMÁTICA - EM ITABAIANA - FONE: (83) 9186-5519

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS NOVOS CURSOS DA SOFT (ASSISTA AO VÍDEO)