sábado, 28 de setembro de 2013

COMUNIDADE PILARENSE PROTESTA CONTRA LIXÃO


A comunidade Boa Sorte, no município de Pilar, enviou para a prefeitura local um abaixo-assinado com mais de 400 assinaturas, pedindo a imediata retirada do lixão que está sendo depositado naquela área, causando problemas de saúde, segundo os moradores. Diante do clamor popular, a prefeitura entrou em contato com o Ministério Público para avaliar o problema e encontrar solução adequada, ficando estabelecido que os detritos seriam depositados em outra área, provisoriamente, já que o terreno fica localizado em área de preservação. 

A nova destinação do lixo foi autorizada pelo Ibama e pela Sudema, segundo informou o prefeito em exercício, Eduardo Silva. “Quero tranquilizar os moradores do sítio Figueiras que faz divisa com a área da reserva onde está sendo depositado o lixo, pois a área é afastada e não oferece risco para os moradores”, disse ele, garantindo que o lixão será removido em breve, depois de resolvido de vez o problema da destinação de detritos sólidos, “uma dor de cabeça para todo município”.

O lixo está sendo depositado numa clareira já existente, onde foi aberta uma vala com 50 metros de comprimento por 10 metros de largura e 4 metros de profundidade. “Tudo dentro dos padrões, conforme orienta o Ibama e a Sudema, documentado em Termo de Ajuste de Conduta firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público”, disse o prefeito, esclarecendo que a Prefeitura detém cerca de 20 hectares da área total da reserva da fazenda Boa Sorte, cuja dimensão é de 105 hectares de área preservada.

Para o prefeito em exercício, a solução do problema está próxima, envolvendo os municípios da região do vale do Paraíba em um consórcio para construção de usina de compostagem e beneficiamento de todo o lixo produzido em Itabaiana, Ingá, Juripiranga, Gurinhém, Sapé, Mogeiro, Pilar e São Miguel de Taipu. “A prefeita Virgínia Veloso já vem lutando há cinco anos por este projeto em Brasília, e felizmente agora tudo será concretizado”, finalizou Eduardo Silva.

O OUTRO LADO

Lideranças do assentamento Boa Sorte contestam as informações da Prefeitura e fecharam a entrada da reserva, impedindo a entrada dos caminhões com lixo. A ação teve o apoio do deputado Frei Anastácio e de vereadores oposicionistas da cidade. Segundo eles, o lixão naquele local “vai de encontro à legislação ambiental e à própria Lei Orgãnica do Município”. Através de liminar, os assentados conseguiram ontem, 27, obstruir a entrada da reserva para impedir o depósito de detritos de Pilar.


Foto e reportagem: Evanio Teixeira

0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.