domingo, 15 de setembro de 2013

A ATRIZ E POETISA RISO MARIA DERSU


Riso Maria Dersu, atriz, professora de Teatro e poetisa nasceu em João Pessoa - PB, em 23 de novembro de 1959. Criada no Sítio Chã de Areia - município de Pilar, terra de José Lins do Rêgo, começou ali, com as vindas dos circos, o gosto pelas artes cênicas. Quando eles iam embora, ficava na cabeça todo o imaginário lúdico desse universo. Um passo para os espetáculos criados ali mesmo, com a garotada, varas e lençois, nas noites de lua, no terreiro o candeeiro e as histórias dos Senhores de Engenho, Usineiros, ao som do sino da Igreja Matriz.


Aos 15 anos, retorna à capital para continuar os estudos e naturalmente há o envolvimento com o teatro. Ingressa na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) no curso de Educação Artística. Milita no movimento estudantil, ao lado de Chico César, Beto Quirino, entre outros. Participa do Projeto Mambembão nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Participa do Circo Piolin sob a direção de Luiz Carlos Vasconcelos. Teve participação na novela da Globo, "Vereda Tropical", com Lucélia Santos.


Ministrou aulas de Teatro na Febem ( Fundação do Bem Esstar do Menor) ainda na Paraíba. Chega à São Paulo em 1986, trabalha na APETESP (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais de São Paulo), Célia Helena Produções Artísticas, na peça "Pegando fogo lá fora" de Gianfrancesco Guarnieri, com direção de Celso Nunes, como assistente de produção, no Teatro Imprensa com o espetáculo "Lua Nua" com Elizabeth Savala. Participou também, do Projeto Viagens Cênicas, da Secretaria de Cultura do Estado, pelo interior de São Paulo, com o espetáculo "Juvenal Tal E Qual" de Maria da Betânia e Edilson Castanheira.


Trabalha mais tarde com acompanhamento às pessoas especiais, durante 8 anos. Na Escola Pirâmide ministrou aulas de teatro na Educação infantil, durante 3 anos. No Colégio Uirapuru, como professora de Maternal e de Teatro para adolescentes. No ano de 2006 trabalha no Colégio Beatíssima Virgem Maria no Brooklin. (ATÉ 30/06/2010) Ali teatralizou "Passaredo" de Chico Buarque, para a campanha da fraternidade, com o tema Amazônia. Ao mesmo tempo administrou a Pousada Campo Belo, que hora se desliga da mesma para se dedicar à poesia junto com Jorge Dersu, do qual adota o seu nome como parceria. Tem textos publicados na Mirante, Revista Literária Santista.


Texto: Jorge Dersu

Leia algumas poesias de Riso Maria
 no blog: http://risomariadersu.blogspot.com.br/

Reações:

0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR

Devemos valorizar nossos artistas enquanto estão vivos

Clique na imagem

MATRÍCULAS ABERTAS

MATRÍCULAS ABERTAS
NA SOFT WORLD INFORMÁTICA - EM ITABAIANA - FONE: (83) 9186-5519

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS NOVOS CURSOS DA SOFT (ASSISTA AO VÍDEO)