sábado, 14 de setembro de 2013

SENADOR CÁSSIO CUNHA LIMA PARABENIZA PILAR PELA PASSAGEM DE SEU ANIVERSÁRIO

Em sua página oficial do Facebook o Senador da República Cássio Cunha Lima parabenizou o município de Pilar pela passagem de seu aniversário de 255 anos de emancipação política, nesse 14 de setembro de 2013. Além de publicar uma belíssima imagem personalizada do centro da cidade ele também divulgou um texto do jornalista Laercio Cirne, parabenizando os pilarenses,  que reproduzimos a seguir.

PILAR CIDADE JARDIM


Parabéns a todos os pilarenses, por mais um aniversário comemorado hoje, da trajetória municipal da sua bela cidade, onde predominam fícus configurados, certamente, pelas mãos de um experiente topiário, e que, em busca de simetria, dotou a cidade de belíssimos canteiros que adornam seu jardim principal: a entrada de Pilar. Parabéns renovados pelos seus 255 canteiros históricos.


Ladeada por jardins muito bem cuidados ao fundo, na entrada, encontra-se a Igreja de Pilar. No templo, entronizada e reverenciada pelos fiéis da Região, está a imagem da Nossa Senhora do Pilar, padroeira do município, ofertando bênçãos aos quase 12 mil habitantes da bela e acolhedora cidade, que oferece ao visitante uma rica e verde imagem de seus canteiros adornados e viçosos. Pilar é, portanto, uma cidade jardim, situada no Vale do Paraíba, tradicional região paraibana.

Os municípios de Sobrado, São José dos Ramos, Itabaiana, Juripiranga e São Miguel de Taipu são limítrofes. Apenas Sobrado fica à direita da BR 230, sentido João Pessoa/Campina Grande. A rodovia federal, sem dúvidas, hoje um dos símbolos do Estado que corta ao meio, deu um grande passo para o desenvolvimento de Pilar e Região, juntamente com a adutora de Acauã, construída no Governo Cássio Cunha Lima a um custo de R$ 74 milhões em valores da época, e beneficiando mais de 160 mil habitantes em sete cidades do Vale do Paraíba, inclusive Pilar. 

A própria BR que no inicio do Governo Cássio estava com as obras de duplicação também paralisadas, foi concluída com os esforços do então Governo. A obra da BR 230, apesar de Federal, teve em sua duplicação, significativa contrapartida financeira do Governo do Estado, à época.

A todos, os parabéns mais escolhidos pelo aniversário da cidade que também é histórica e remanescente do Século XIII. Como as demais cidades do Vale do Paraíba, recebeu influência dos colonizadores portugueses que nunca visualizaram que Pilar seria tão bela, tão importante, tão querida e acolhedora. E parabéns igualmente aos topiários dos jardins da cidade, dos mais belos entre as cidades paraibanas.

0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.