terça-feira, 15 de outubro de 2013

PILAR E O ENGENHO DE ZÉ LINS



(Restauração da casa grande do Engenho Corredor, onde nasceu José Lins do Rego, está quase pronta para receber visitações) 


Após um contato por e-mail da escritora e historiadora Catarina Buriti, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), Campina Grande-PB, solicitando-me uma foto atual do Engenho Corredor, onde nasceu o escritor José Lins do Rego, para por na 2ª edição do livro didático "História da Paraíba", aprovado por duas vezes no PNLD e em processo de revisão, resolvi atender ao pedido cordial da nobre escritora paraibana, indo à minha terra natal Pilar, juntamente com meu amigo Marconi Lucena, do Blog Itabaiana Hoje, para fotografarmos o engenho de Zé Lins e alguns monumentos da terceira cidade mais antiga da Paraíba que comemorou este ano 255 anos de emancipação política.

O sol brilhava iluminando a paisagem onde outrora o menino de engenho brincava com os moleques da bagaceira. Um dia excelente para fotografarmos todo aquele universo imortalizado nas páginas dos romances do Ciclo da cana de Açúcar. Mas ao chegarmos ao engenho encontramos a porteira fechada por enormes cadeados. Falamos com o administrador e ele, educadamente, disse que o engenho estava em obras e que tinha determinação do proprietário para não deixar ninguém entrar. Então resolvemos fotografar, da margem da estrada, todo aquele cenário que nos encanta pela sua importância histórica e cultural. 

O que nos alegrou foi contemplarmos a casa grande com um ótimo aspecto, diferente das ruínas de alguns anos atrás, com previsão de ser aberta para visitações já a partir do próximo ano, em 2014. E as fotos? As fotos, graças a habilidade do fotógrafo e a boa resolução do equipamento, ficaram um maravilha! 


Depois voltamos para o centro histórico da cidade onde tiramos outras fotos, principalmente da Praça José Lins do Rego onde tem o busto do escritor. 



Resolvemos focalizar o que Pilar tem de mais bonito e que nem mesmo a ignorância de alguns administradores públicos tem apagado de sua história. 



Ao contemplarmos as fotos podemos confirmar que Pilar é uma cidade muito especial e que merece ser respeitada e admirada, não só pelos paraibanos e todos brasileiros, mas pelo mundo todo! 



Viva Pilar!!! Terra de encantos mil! 



Texto: ANTONIO COSTTA
Fotos: Marconi Lucena

Veja mais de 50 fotos de Pilar neste link: http://www.flickr.com/photos/marconiblog/sets/72157636597975495/



57


0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.