terça-feira, 29 de julho de 2014

VISITANDO O MARAVILHOSO MUNDO DE JOSÉ LINS DO REGO



Tivemos a honra de receber na manhã de sexta-feira, 25 de julho de 2014, um grupo de alunos do 3º ano da EEEM Integrado Beatriz Loureiro Lopes, da cidade de Piancó, localizada no alto sertão da Paraíba, acompanhado de duas professoras, que visitaram o município de Pilar com a finalidade de conhecer o maravilhoso mundo do menino de engenho: o romancista, cronista e ensaísta, membro da Academia Brasileira de Letras, José Lins do Rego.





  


 

Foi um prazer recepcioná-los, juntamente com minha filha Letícia Pillar, na Fundação Menino de Engenho de onde partimos para o Engenho Corredor, onde Zé Lins nasceu.




Ao chegarmos no engenho contemplamos um cenário diferente de outrora, onde só havia ruínas, matos e marimbondos, lá estava, imponente, a Casa Grande totalmente restaurada! Mobiliada com móveis da época, tudo bem conservado, fazendo gosto de ver. Sem dúvidas aquele cenário nos fez sentir uma emoção diferente, como se estivéssemos adentrando às cenas narradas nos romances do Ciclo da Cana de Açúcar, imortalizados pelo ilustre filho da terra que soube como ninguém contar as histórias de seu povo, consagrando-se na literatura brasileira como um dos maiores romancistas regionalista de todos os tempos! 









Depois voltamos para o centro da cidade, onde visitamos a antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde Dom Pedro Segundo, no ano de 1859, hospedou-se e concedeu beija mão a sociedade da região e hoje abriga a Fundação Menino de Engenho e a Biblioteca 03 de Junho, em homenagem a data em que o escritor nasceu.








Por último fomos visitar a belíssima Praça José Lins do Rego, onde tem um lindo busto do nosso romancista.





Certamente foi um dia de deslumbramento que ficará marcado para sempre em nossos corações.



 Meus sinceros agradecimentos aos proprietários do Engenho Corredor, Joaquim Soares e sua esposa Alba, pela extraordinária oportunidade que nos concederam de podermos visitar a casa grande onde Zé Lins nasceu e todo o complexo, ainda em fase de restauração, do Engenho Corredor.

Antonio Costta
(83) 9186-5519
E-mail: poetaac@ig.com.br
https://www.facebook.com/antonio.costta

0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.