sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

NOVOS ESCRITORES SÃO HOMENAGEADOS NA TERRA DE JOSÉ LINS DO REGO

A terra de José Lins do Rego revela novos talentos poéticos e faz homenagem ao poeta José Augusto de Brito. O evento ocorreu na noite dessa quinta-feira (11 de dezembro) a partir das 20 horas, com a presença do presidente da Academia Paraibana de Letras Damião Ramos Cavalcante, autoridades políticas locais, professores, familiares do homenageado e dos participantes do concurso de poesia, na Câmara Municipal da cidade de Pilar-PB.

A solenidade foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pilar, gerenciada pela psicóloga Marcilene Sales. O idealizador e organizador do concurso literário foi o poeta Antonio Costta, que é responsável pelo departamento de cultura da Secretaria de Educação do município. 

Os finalistas do concurso tiveram dois (2) de seus poemas publicados no livro “Novos Talentos Poéticos da Terra de José Lins do Rego”. A obra é composta por 124 páginas e contém também resumos biográficos e fotografias de cada poeta participante, com ilustrações do artista plástico pilarense Del Pilar Palácio. 

O poeta pilarense José Augusto de Brito, que morreu em 2010, foi o grande homenageado do livro com a publicação de sua biografia, comentários a respeito de sua obra, sonetos de sua autoria e fotografias.

A iniciativa é exclusivamente de cunho cultural e teve por objetivo resgatar a memória do poeta José Augusto de Brito e fomentar a cultura, 
 incentivando a produção literária, revelando novos talentos através da edição desse livro, na terra natal do grande romancista e cronista José Lins do Rego.

Os participantes que tiveram os seus poemas registrados no livro foram; Pauliana Queiroz, Rafael Vasconcelos, Analise Chaves, Bruno Feitosa, Joan Sales do Monte, Frederico Lima, Heverton Bezerra, Evanio Teixeira, Edson Rodrigues, Ana Paula Dias, Graciete Feitosa, Ana Laura, Claudilene Gomes, Raissa Dellane, Andreza Quezia, Letícia Trajano, Josinaldo Firmino, Gabriel Dias.

Os vencedores do Concurso de Poesia foram: Gabriel Dias com a poesia “O Roçado de meu avô” (na categoria de 12 a 14 anos), Analice Chaves com a poesia “Setembrices” (na categoria de 15 a 17 anos) e Frederico Lima com a poesia “Filho Morto” (na categoria de 18 anos em diante).

A respeito do evento assim expressou-se o poeta Antonio Costta: “Demos o primeiro passo, agora vamos seguir em frente incentivando cada vez mais a cultura na terra de tantos talentos poéticos que certamente brilharão e farão história no universo literário, proporcionando muito orgulho à terra de José Lins do Rego. Meus sinceros agradecimentos a Secretária de Educação e Cultura do município de Pilar, Marcilene Sales, e a Prefeita Virgínia Veloso pelo fundamental apoio para a concretização deste projeto.” 


Arte Notícia
Imagens George Mendonça 

(Poeta Antonio Costta e Secretária Marcilene Sales com os Vencedores do 1º Concurso de Poesia José Augusto de Brito)








(Damião Cavalcanti entregando diploma de Honra ao Mérito Josinaldo Firmino)





























Reações:

0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges