segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ANTIGA CASA DE CÂMARA E CADEIA DE PILAR-PB

Construída durante o Brasil Império, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, é um dos trinta e oito monumentos únicos desse gênero no Brasil e o único da Paraíba. Este prédio recebeu a visita do Imperador D. Pedro II em l859, concedendo o beija-mão à sociedade paraibana. A velha Casa de Câmara e Cadeia , como era típico da organização portuguesa de vilas e cidades, exercia jurisdição sobre caminhos, chafarizes, pontes, taxava mercadorias, policiava, punia e legislava. Sua edificação, por mestres em fortalezas, limita uma extremidade da rua principal, ficando a outra extremidade limitada pela igreja, equilibrando-se pesos de ordem plástica e psicológica, segundo características de argumento ainda do sistema colonial. Atualmente, pertence à Fundação Menino de Engenho; funciona neste monumento histórico, a Biblioteca 03 de junho, em homenagem ao nascimento do Escritor José Lins do Rego, e uma sala de reunião no primeiro andar.

(Texto do professor Lucimário Augusto)

Reações:

1 comentários:

Anônimo disse...

...curiosidade... há muitos anos visitei o prédio, quando ali ainda funcionava a cadeia... naquela tarde, o único preso do local, sentado num banco de madeira próximo às grades da cela, jogava cartas com o também único policial do lugar... o cabo parou o jogo e quando soube que eu era do Rio de Janeiro, fez questão de me mostrar a parte superior do prédio... enquanto subíamos os altíssimos degraus, ele dizia atrás de mim: O Imperador D.Pedro II esteve aqui, entrou no prédio e recebeu todos os paraibanos que vieram conhecê-lo!!!
... fiquei impressionada com a beleza do lugar e sempre me arrependi por não ter feito uma fotografia daquela visita, que eu nunca esqueci...
... parabéns e bom trabalho à Fundação Menino de Engenho, e ao blog da poesia que trouxe minha foto tão sonhada...
Luzia De Menezes Chaves

HINO OFICIAL DE PILAR

Devemos valorizar nossos artistas enquanto estão vivos

Clique na imagem

MATRÍCULAS ABERTAS

MATRÍCULAS ABERTAS
NA SOFT WORLD INFORMÁTICA - EM ITABAIANA - FONE: (83) 9186-5519

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS NOVOS CURSOS DA SOFT (ASSISTA AO VÍDEO)