segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ANTIGA CASA DE CÂMARA E CADEIA DE PILAR-PB

Construída durante o Brasil Império, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, é um dos trinta e oito monumentos únicos desse gênero no Brasil e o único da Paraíba. Este prédio recebeu a visita do Imperador D. Pedro II em l859, concedendo o beija-mão à sociedade paraibana. A velha Casa de Câmara e Cadeia , como era típico da organização portuguesa de vilas e cidades, exercia jurisdição sobre caminhos, chafarizes, pontes, taxava mercadorias, policiava, punia e legislava. Sua edificação, por mestres em fortalezas, limita uma extremidade da rua principal, ficando a outra extremidade limitada pela igreja, equilibrando-se pesos de ordem plástica e psicológica, segundo características de argumento ainda do sistema colonial. Atualmente, pertence à Fundação Menino de Engenho; funciona neste monumento histórico, a Biblioteca 03 de junho, em homenagem ao nascimento do Escritor José Lins do Rego, e uma sala de reunião no primeiro andar.

(Texto do professor Lucimário Augusto)

1 comentários:

Anônimo disse...

...curiosidade... há muitos anos visitei o prédio, quando ali ainda funcionava a cadeia... naquela tarde, o único preso do local, sentado num banco de madeira próximo às grades da cela, jogava cartas com o também único policial do lugar... o cabo parou o jogo e quando soube que eu era do Rio de Janeiro, fez questão de me mostrar a parte superior do prédio... enquanto subíamos os altíssimos degraus, ele dizia atrás de mim: O Imperador D.Pedro II esteve aqui, entrou no prédio e recebeu todos os paraibanos que vieram conhecê-lo!!!
... fiquei impressionada com a beleza do lugar e sempre me arrependi por não ter feito uma fotografia daquela visita, que eu nunca esqueci...
... parabéns e bom trabalho à Fundação Menino de Engenho, e ao blog da poesia que trouxe minha foto tão sonhada...
Luzia De Menezes Chaves

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.