sábado, 20 de dezembro de 2014

POETA ANTONIO COSTTA LANÇA LIVRO EM PARCERIA COM QUATRO POETAS ESTRANGEIROS


            O poeta Antonio Costta lançou no dia18 de dezembro de 2014, no Maison Finesse, em Itabaiana-PB, o livro de poesia O Poder do Amor - uma coletânea poética escrita em parceria com quatro poetas estrangeiros: Maria Petronilho (Portugal), Alma Velazquez de la Mora (México), Cristino Vidal Benavente (Espanha) e Teresa Ovejero de Vinciguerra (Argentina), todos versando sobre o maior de todos os sentimentos: o AMOR.

            O evento de lançamento do livro teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itabaiana-PB, dirigida pelo secretário Luciano Marinho.

            Um seleto público compareceu a festa, destacando a presença do secretário municipal de cultura de Itabaiana Luciano Marinho, representando o prefeito Antonio Carlos que estava em Brasília, os poetas Agenor Otávio e Orlando Otávio, e os vereadores José Wbiratan e Semeão Rodrigues, que representaram a Câmara Municipal de Itabaiana.

            O músico José Cosmo de Sousa apresentou quatro poemas que ele musicou do poeta Antonio Costta, abrilhantando a noite com a melodia de sua voz e os acordes de seu violão.

            Sobre o livro assim escreveu o prefaciador da obra, o poeta Rubenio Marcelo da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras:
           
            “Nestes tempos em que vibram os sinos, convocando ao templo da humanidade os fiéis dos desígnios do amor e da paz, temos que verdadeiramente aplaudir os idealizadores de uma proposta como a que estamos presenciando nesta obra “O Poder do Amor”.
                       
            ...O amor pede imortalidade” – assim atestou Platão na antiga Grécia. E é exatamente isto, a eternidade do amor, que os poetas que integram esta obra [cada um ao seu estilo] exercitam e defendem, como bem assevera Maria Petronilho: “amar é o ato de Ser, / e Ser É continuar...”. Quanto ao modus poetandi dos cinco autores, temos uma agradável e harmônica diversidade que, certamente, arrebatará e transcenderá os leitores em geral.

            ...Todos, enfim, manejando a palavra melodiosa [e o verso] com clareza de espírito e nobreza de caráter, e conferindo dignificantes mensagens poéticas em consonância com as sagradas vibrações da existência.

            ...Por tudo isto (e muito mais) a leitura desta obra torna-se um exercício prazeroso e necessário. Assim, que os nossos olhares cotidianos também sejam balizados pelos horizontes inefáveis destes cinco virtuosos olhares (que compõem esta coletânea poética)... sempre na direção do Amor... Assim seja!

            Fizeram uso da palavra os seguintes oradores: secretário de cultura Luciano Marinho, os poetas Orlando e Agenor Otávio, os vereadores Semeão Rodrigues e José Wbiratan.

            Finalizando o evento, o poeta Antonio Costta agradeceu ao apoio da Secretaria de Cultura, a participação dos poetas estrangeiros no livro, ao público presente, e homenageou a sua musa inspiradora: Neide Costa (sua esposa) declamando alguns poemas em sua homenagem.

(Imagens: Herberty Barbosa e Ranys Ribeiro)
































Contracapa do livro


Mensagem do poeta espanhol Cristino Vidal Benavente






Reações:

2 comentários:

Maria Petronilho disse...

Estimado Poeta e Amigo, muito obrigada por me teres convidado para participar desta linda Antologia subordinada ao mais nobre tema: O Poder do Amor.
Foi linda a cerimónia de lançamento, com a tua bela esposa a teu lado e vídeo do nosso amigo, o poeta espanhol Cristino Benavente.
Sinto-me profundamente honrada e grata!
A todos, o meu fraterno abraço.

DesiDesi disse...

¡¡Felicitaciones a todos los poetas que están en esta antología...en especial a mi admirado bardo Cristino Vidal!!
Beijos

HINO OFICIAL DE PILAR

Devemos valorizar nossos artistas enquanto estão vivos

Clique na imagem

MATRÍCULAS ABERTAS

MATRÍCULAS ABERTAS
NA SOFT WORLD INFORMÁTICA - EM ITABAIANA - FONE: (83) 9186-5519

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OS NOVOS CURSOS DA SOFT (ASSISTA AO VÍDEO)