quarta-feira, 13 de maio de 2020

PILAR PERDE A SUA COMARCA



Infelizmente no dia de hoje as cidades de Pilar, São Miguel de Taipú e São José dos Ramos, perdem sua Comarca, visto o resultado da sessão plenária de hoje que colocou em Votação a tese da Presidência do TJPB com indicativo de fechamento do prédio. 

Dentre muitos os motivos, a escassez de recursos financeiros para o pagamento de um juiz titular era um dos fundamentos, medida esta contraditória ao projeto de criação da Terceira Vara Mista de Itabaiana que também precisará de um juiz para gerenciar os processos e procedimentos. 


Outros fatores que levaram a decisão estariam quanto a inexistência de Juiz Titular, ocasião também prontamente provocada por desídia do próprio Tribunal que por falta de interesse não procedeu à publicação de edital para suprimento da vaga de Juiz Titular na Comarca após mais de um ano de vacância do cargo. Além de outras justificativas do ponto de vista benéfico ao judiciário, no entanto, nocivo à população, com a dificuldade de acesso a justiça, principalmente aos mais carentes. Infelizmente tentamos, também demos nossa colaboração através de apresentação de Manifestação, indeferida pelo Presidente juntamente com os pedidos de sustentações orais dos colegas advogados.

Agradeço também ao vereador Lando Cesar , que desde ontem ligou para os Gabinetes de cada desembargador e de outras autoridades, inclusve políticas. Gratidão ainda aos outros colegas advogados como o Procurador do Municipio de Pilar Dr. Felippe Sales , representando os interesses de nossa cidade, ao Procurador da Câmara Municipal Dr. Adailton Dutra , Dr. José Luiz Sales ( Zé Maneco), representando o município de São Miguel de Taipú, e aos bravos e lutadores guerreiros, os servidores do Fórum que desde o início não mediram esforços para manutenção da Comarca, vocês merecem o reconhecimento e todas as reverências do povo de Pilar e dos demais municípios termos. 

Obrigado por todas estas décadas , resumidos no dia de hoje a bravura e garra de cada um de vocês, Tereza Theresa Raquel Monteiro, Mara Veronica F da Silva, Naldinho Silva, Orismar Fernandes , Jaylson Andrade , Ane Pontes, enfim, todos vocês e os demais que passaram pela Comarca e deixaram boas histórias , Seu Adeildo Pedrosa entre outros, Juízes a exemplo do marcante Dr. Helder Ronald Almeida, defensores públicos como Dr. Fábio Liberalino da Nóbrega , Dra. Fátima e o MP com nomes como Dr. Aldenor, Dr. Fernando, Dr. Marinho. Com esta decisão a Defensoria Pública e o Ministério Público da Paraíba consequentemente tomarão os mesmos caminhos. Uma pena! Por 14 votos a 3, perdemos hoje nossa Comarca. Para mim como advogado e ex-estagiário, ficarão boas lembranças.


— Texto do advogado Landoaldo Filho


1 comentários:

Unknown disse...

O cartório do Registro de Imóveis vai permanecer na cidade de Pilar ou vai para a outra Comarca a qual Pilar vai pertencer? Ou só sai o judicial ficando o extrajudicial com o Registro de Imóveis, Titulos e documentos, pessoas jurídicas e protesto?

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.