quarta-feira, 13 de maio de 2020

Odete de Pilar abre 2ª semana do 'Meu Espaço' - festival on-line da Funesc


A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) iniciou, nessa segunda-feira (11), mais uma semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavirus (COVID-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar. A segunda semana, que acontece de 11 a 17 de maio, traz 19 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações, com o domingo voltado para o público infantil.
programação iniciou com o show 'O Coco, a ciranda e eu: a Mestra Odete', de Odete de PilarUtilizando-se de manifestações artísticas de cunho tradicional, em especial, o coco de roda e a ciranda, com propósito de evidenciar tais as culturas populares sob  a ótica da trajetória de sua vida,  de uma mulher negra e natural do município de Pilar-PB, com mais de 50 anos de atividade artística. 
A programação do  Meu Espaço está sendo exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h.  São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos.  Após as transmissões, todo o material fica disponível  para quem perder a estreia ou quiser assistir maratonando.
Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Youtube. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado.
O projeto também conta inclusão social com interpretação em libras no primeiro vídeo de cada sessão, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.
A segunda semana do ‘Meu Espaço’ traz, logo na segunda-feira (11), a partir das 17h, ‘O Coco, a ciranda e eu: a Mestra Odete’, com Odete de Pilar. Em seguida, ‘Pintura Mural Artístico’, com Carlos Nunes. Na sequência, serão exibidos ‘Eu vou dançar’, com Daniel Manzur; ‘As Malditas’, com o Coletivo Cara Dupla e para fechar a noite, ‘Cotidiano in.verso’, com Bianca Rufino.
A quarta-feira (13), começa com a videoaula ‘Cinema Negro e Direitos Humanos’, com Sérgio Ferro. Na sequência,serão exibidos ‘Delírio’, com Olívia Almeida; ‘Maracastelo Chegou’, com Coletivo Maracastelo. A noite encerra com duas apresentações de música: ‘Casa-Cabeça-Coração’, com Maria Alice e Joyce Barbosa (dança), seguida de ‘Seu Pereira’.
Na sexta (15), o público poderá assistir a uma verdadeira aula de dança com Soneca e Hercília e o seu ‘Forró sem sair de casa’. Já Gustavo Cruces mostra as atrapalhadas do ‘Payaso Mantecoso’. A sessão de cinema fica por conta do curta Chico dá dicas de como num vexar o juízo no isolamento, de Bebel Lélis. João do Sertão entra na sequência com ‘Urbano-Sertão’ e o compositor Wister mostra ‘Minha sala – sua canção’, tocando algumas de suas músicas preferidas do público.
Já o domingo (17) é das crianças, começando com duas contações de histórias: ‘Ariel conta a História do Patinho Feio, com Lívya Meneses e  Contação Sustentável, com Loma Duttra. Em seguida, tem mágica e palhaçaria com ‘Mister M e o Palhaço Famozinho Jackson’, com Wictor Emanoel. Quem fecha o domingo é Wagner Malta com o vídeo Aprenda Cantando’.

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL
MEU ESPAÇO: COMPARTILHANDO CULTURA
SEMANA 2

11/05 – SEGUNDA
17h - O Coco, a Ciranda e Eu: a Mestra Odete, com Odete de Pilar (Culturas Populares)
17h45 - Pintura Mural Artístico, com Carlos Nunes (Artes Visuais)
18h15 - Eu Vou Dançar, com Daniel Manzur (Dança)
18h30- As Malditas - Essas gêmeas não são flor que se cheire, com o Coletivo Cara Dupla (Teatro)
19h - Cotidiano in.verso, com Bianca Rufino (Literatura)

13/05 – QUARTA
17h - Videoaula Cinema Negro e Direitos Humanos, com Sérgio Ferro (Cinema)
18h - Delírio, com Olivia Almeida (Teatro)
18h30 - Maracastelo Chegou, Coletivo Maracastelo (Culturas Populares)
18h45 - Casa-Cabeça-Coração, com Maria Alice e Joyce Barbosa (Música e dança)
19h15 - Seu Pereira (Música)

15/05 – SEXTA
17h - Forró Sem Sair de Casa, com Soneca e Hercília (Dança)
17h45 - Payaso Mantecoso, com Gustavo Cruces (Circo)
18h15 - Curta Chico dá dicas de como num vexar o juízo no isolamento, de Bebel Lélis (Cinema)
18h30 – Urbano-Sertão, com João do Sertão (Poesia Falada)
19h - Wister: Minha sala - sua canção, com Wister (Música)

17/05 – DOMINGO
17h - Ariel conta a História do Patinho Feio, com Lívya Meneses (Contação de História)
17h30 - Contação Sustentável, com Loma Dutra (Contação de História)
18h - Mister M e o Palhaço Famozinho Jackson, com Wictor Emanoel (Circo)
18h45 - Aprenda Cantando, com Wagner Malta (Música)

0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.