quinta-feira, 12 de setembro de 2013

56 ANOS DA MORTE DE JOSÉ LINS DO REGO


No dia 12 de setembro de 1957, morria no Rio de Janeiro aos 56 anos, José Lins do Rego.
Escritor José Lins do Rego - Data: 02/02/1953

Zé Lins foi Advogado,jornalista,romancista,cronista e memorialista. Nascido no Engenho Corredor, em PILAR no dia 03/de julho de 1901.Entre sua obras destaco: Menino de Engenho, Riacho Doce, Moleque Ricardo, Fogo Morto entre várias outras. É atribuído a o romancista a invenção de um novo romance moderno brasileiro.O conjunto da sua obra é um marco histórico na literatura regionalista por representar o declínio do nordeste canavieiro.

No filme o Engenho de Zé Lins (Vladimir Carvalho), podemos observar bem isso,retratado de forma documentativa o perfil e a infância do Escritor,segundo o ponto de vista do Cineasta documentado no Filme.O filme parte do ambiente que logo ficaria imortalizado em suas obras;como o Menino de Engenho.O filme também descreve o ciclo da cana-de-açúcar,passando também pela maturidade e terminando com a paixão pela literatura e pelo futebol,e finalizando descrevendo os últimos dias de José Lins do Rego. Mas voltando aos fatos,e levando em conta o pouco que sei,tudo que procuro descrever aqui é insignificante perto do que representou e representa para nossa cultura esse Ícone que foi e é José Lins do Rego.Sou Apenas um admirador de suas obras e um eterno leitor de seus livros.Acho que suas obras poderiam ser mais expandidas entre a juventude,e mais difundida no contexto cultural da nossa região.

A ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ALVES DE ARAÚJO(município de pilar),que participará do Desfile Cívico que se realizar-se-á no dia 15 de setembro(domingo) terá uma ala que faz homenagem alusiva a o Engenho Corredor berço da obra zeliniana. O Engenho Corredor atualmente encontra-se em reformas,não sendo permitido registros fotográficos do seu interior.


0 comentários:

HINO OFICIAL DE PILAR - cantado por Jordânia Borges

HINO OFICIAL DE PILAR- cantado por José Cosmo de Souza

Pilar(PB) Terra de Zé Lins

 
Pilar(PB) Terra de Zé Lins
Grupo Público · 958 membros
Participar do grupo
Poesias, fotos, eventos e notícias sobre o município de Pilar-PB.