Escritor José Lins do Rego - Data: 02/02/1953 |
Zé Lins foi Advogado,jornalista,romanc ista,cronista e memorialista. Nascido no Engenho Corredor, em PILAR no dia 03/de julho de 1901.Entre sua obras destaco: Menino de Engenho, Riacho Doce, Moleque Ricardo, Fogo Morto entre várias outras. É atribuído a o romancista a invenção de um novo romance moderno brasileiro.O conjunto da sua obra é um marco histórico na literatura regionalista por representar o declínio do nordeste canavieiro.
No filme o Engenho de Zé Lins (Vladimir Carvalho), podemos observar bem isso,retratado de forma documentativa o perfil e a infância do Escritor,segundo o ponto de vista do Cineasta documentado no Filme.O filme parte do ambiente que logo ficaria imortalizado em suas obras;como o Menino de Engenho.O filme também descreve o ciclo da cana-de-açúcar,passando também pela maturidade e terminando com a paixão pela literatura e pelo futebol,e finalizando descrevendo os últimos dias de José Lins do Rego. Mas voltando aos fatos,e levando em conta o pouco que sei,tudo que procuro descrever aqui é insignificante perto do que representou e representa para nossa cultura esse Ícone que foi e é José Lins do Rego.Sou Apenas um admirador de suas obras e um eterno leitor de seus livros.Acho que suas obras poderiam ser mais expandidas entre a juventude,e mais difundida no contexto cultural da nossa região.
A ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ALVES DE ARAÚJO(município de pilar),que participará do Desfile Cívico que se realizar-se-á no dia 15 de setembro(domingo) terá uma ala que faz homenagem alusiva a o Engenho Corredor berço da obra zeliniana. O Engenho Corredor atualmente encontra-se em reformas,não sendo permitido registros fotográficos do seu interior.
Texto: Evanio Texeira
0 comentários:
Postar um comentário